PROTOCOLO DE SEGURANÇA E PREVENÇÃO COVID 19

O Monte Alto continua totalmente empenhado em receber os seus hóspedes com a máxima segurança, garantindo o seu bem-estar, o da sua equipa e dos parceiros.

Como será do conhecimento de todos, temos novas regras em vigor desde o dia 20/2/2022.

O uso de máscara em espaços fechados continua a ser obrigatório e mais uma vez o bom senso é essencial.

O Monte Alto agro-turismo é parte integrante da Herdade do Monte Alto que tem uma área total de 300 hectares (3.000.000 m2). Em toda a área da propriedade, assim como nas áreas exteriores da casa, a circulação de pessoas é muito fluída e distanciada, não havendo motivo para nos confrontarmos com aglomerações.

A limpeza é das avaliações mais altas que os hóspedes nos têm dado. Mesmo assim importa manter as medidas de higiene e prevenção, sobretudo para os espaços comuns no interior da casa.

 

PROCEDIMENTOS BÁSICOS PARA COLABORADORES E HÓSPEDES

Adoptar sem variações a TRILOGIA SOCIAL: 20-2-0. Lavar as mãos em 20 segundos, guardar dois metros de distância e tolerância zero.

Há 3 princípios essenciais: distanciamento social, equipamentos de protecção individual e limpeza e desinfecção.

Todos os colaboradores receberam formação adequada sobre o COVID 19 e como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo da infecção. Essa formação foi ainda reforçada pela certificação do selo Clean&Safe do Turismo de Portugal.

Principais acções básicas de segurança e prevenção:

·       Lavar mãos com água e sabão frequentemente (meia em meia hora).

·       Desinfectar mãos com solução de base alcoólica.

·       Não tocar com as mãos na boca, olhos e nariz.

·       Não partilhar telemóveis, utensílios, toalhas e comida.

·       Cumprir etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para antebraço ou manga, usar lenços de papel, desinfectar mãos após                  contacto com secreções respiratórias.

·       Uso de máscara sempre que tiverem que se deslocarem (andarem) no interior do Monte Alto.

·       Proceder de forma a não haver cruzamento (cara a cara) entre pessoas. Dar espaço para que tal não ocorra.

·       Manter distanciamento a outras pessoas de no mínimo 2 metros.

·       Não haver contacto físico.

 

CONDICIONALISMOS PARA ENTREGAS (FORNECIMENTOS)

Os fornecimentos devem cumprir as seguintes regras

a)    Entregas entre as 12 e as 13 horas

b)    As mercadorias serão descarregadas pelo fornecedor e colocadas à porta do casão. O fornecedor afasta-se de forma a                 permitir que possamos conferir a mercadoria entregue sem haver contacto físico quer entre pessoas quer com a mercadoria

c)    As mercadorias serão desinfectadas por pulverização e armazenadas no casão. O leite será levado para a cozinha.

 

RECEPÇÃO E PARTIDA DOS HÓSPEDES

Com uma antecedência de poucos dias à data de chegada ao Monte Alto, os hóspedes receberão uma mensagem com informação muito importante e a solicitar que preencham um questionário relativo ao check in. A resposta a este questionário deve ser submetida até 24 horas de antecedência à hora de chegada. 

Nessa mensagem será fornecido o IBAN da conta para a qual devem fazer a transferência do valor total da reserva. Os hóspedes devem trazer para o Monte Alto o comprovativo da transferência bancária ou em alternativa enviarem esse comprovativo para o email geral@montealto.com.pt. 

Gastos extra ao valor da reserva só poderão ser pagos em dinheiro até à véspera da data de partida.

Os hóspedes devem trazer equipamento de protecção individual. Para adultos e crianças.

É aconselhável que os hóspedes tenham o Certificado Digital COVID da UE válido, ou certificado de vacinação de país terceiro. Se proveniente do estrangeiro devem trazer comprovativo de teste negativo efectuado há menos de 48 horas.

Quando estiverem perto do Monte Alto os hóspedes devem fazer uma chamada para o telemovel 963509602 e dirigirem-se para o pátio onde aguardam. A porta estará fechada sem a chave na porta.

A chave do quarto já deve estar no mesmo.

Quando os hóspedes chegam os colaboradores têm de estar com a máscara. Os hóspedes devem ter a máscara colocada.

Abrir a porta, verificar se os hóspedes estão com máscara e à distância recomendada. Confirmar o nome do hóspede.

Os hóspedes entram e vão para o quarto que lhes está destinado. Lembrar os hóspedes que sempre que se deslocarem pelas zonas sociais terão de estar com máscara.

A hora limite de check out (deixar o quarto) é às 12 horas, para que haja tempo para arejamento, limpeza e desinfecção até à hora de check in dos hóspedes seguintes.

Quando o hóspede pretender deixar o Monte Alto, faz chamada para o telemovel 963509602 com uma antecedência de 30 minutos em relação à hora que pretende sair. Nessa chamada pedir aos hóspedes para deixarem a janela aberta para arejar o quarto.

À hora combinada alguém estará na recepção, de máscara,  para receber as chaves do quarto e despedir-se dos hóspedes.

 

LIMPEZA DOS QUARTOS

As colchas, almofadas e tapetes têm que ser retirados. Deixar no quarto apenas o essencial.

A limpeza dos quartos para estadias até 3 noites será apenas efectuada a pedido. No formulário do check in há um campo para o hóspede assinalar no caso de não concordar com esta medida de maior intervalo entre limpezas dos quartos.

Os colaboradores só podem entrar nos quartos se os mesmos estiverem vazios.

Quando os colaboradores forem fazer a limpeza de um quarto, devem levar, de uma só vez, tudo o que for necessário para a fazer, de forma a não terem que sair e entrar várias vezes.

Ao entrarem devem arejar imediatamente o quarto caso o hóspede não tenha deixado a janela aberta.

Os sacos da roupa assim como os resíduos recolhidos no quarto devem ir para o exterior, por exemplo, para o casão onde não estejam bens que possam ir para dentro de casa.

Depois de o quarto estar limpo, fechar a porta à chave e colocar o selo Clean&Safe. A chave é desinfectada e colocada dentro de saco fechado na mesa da entrada, onde o hóspede a recolherá quando quiser voltar ao quarto.

 

LIMPEZA DAS ÁREAS COMUNS INTERIORES

Muita atenção à limpeza e desinfecção, várias vezes ao dia, de puxadores, maçanetas, mesas, interruptores, comandos. Ter um mapa onde é registada a hora de cada desinfecção.

Arejar todas as áreas várias vezes ao dia.

Passar esfregona com desinfectante pelo menos duas vezes ao dia.

 

LIMPEZA E ARRUMAÇÃO DA PISCINA E ÁREAS EXTERIORES

A piscina do Monte Alto é desinfectada diariamente com solução de cloro de acordo com o nível máximo segundo as normas da OMS. Mesmo sendo uma piscina de grandes dimensões, 18 x 9 metros, devemos evitar situações em que estejam muitas pessoas a utilizá-la ao mesmo tempo. Na fatalidade de ocorrência de um caso positivo ao covid19 a piscina será esvaziada e desinfectada.

As espreguiçadeiras terão que estar muito distanciadas e sem colchões. 

Sempre que possível tentar atribuir espreguiçadeiras por quarto. Mesmo assim as espreguiçadeiras devem ser frequentemente desinfectadas.

Em toda a área coberta exterior desinfectar o chão diariamente com solução viricida. O mobiliário deve ser desinfectado diariamente e após cada utilização.

 

PEQUENO ALMOÇO E ALMOÇO

A entrada na cozinha é interdita a qualquer pessoa fora da organização.

Tanto na cozinha como na sala de refeições não podem existir toalhas de pano. Sempre que possível usar material descartável. Desinfectar várias vezes ao dia puxadores, balcões, interruptores e todos os locais onde alguém, mesmo os colaboradores, possam tocar tais como puxador do frigorífico, porta do microondas, porta do fogão, torneiras de água, etc...

A cozinha não estando a ser utilizada deve estar fechada à chave.

Num hall dos quartos colocaremos o frigorífico e um microondas para utilização comum dos hóspedes e para facilitar o aquecimento das papas e leite para bebés.

 

Pequeno almoço

Lembrar os hóspedes que a máscara é de uso obrigatório sempre que houver deslocação. Por exemplo: quando nos levantarmos para nos irmos servir. Ao voltar à mesa tirar a máscara e tomar o pequeno almoço.

Tentaremos que cada quarto tenha uma mesa para refeições previamente atribuída. Na mesa haverá uma placa com o número do quarto. Caso não seja possível, em situações de maior ocupação, teremos que manter os turnos para pequeno almoço.

Pedimos aos hóspedes para tomarem o pequeno almoço sem pressas, mas sem prolongarem desnecessariamente a ocupação da sala. Porque as mesas fazem falta para outros hóspedes e também por uma questão de segurança.

Os hóspedes poderão colocar a loiça e utensílios utilizados numa mesa em frente à porta da cozinha para serem recolhidos pela pessoa que estiver na mesma. Essa pessoa será a que faz a desinfecção e limpeza das cadeiras e mesa.

 

Almoço

Os procedimentos de higiene e segurança deverão ser os mesmos dos adoptados para o pequeno almoço.

Poderemos apenas servir, na sala, almoços até 4 mesas. O horário para almoço é das 13:30 às 14:30. As mesas devem estar livres às 14:30.

Os hóspedes que quiserem almoçar deverão marcar no dia anterior.

Temos uma ementa semanal disponível no site www.montealto.com.pt .

 

HÓSPEDE COM SINTOMAS E ÁREA DE ISOLAMENTO

Se um hóspede tiver febre ou outro sintoma de estar doente, devem encaminhá-lo para a área de isolamento e contactarem o responsável pelo plano de contingência. João Parreira com o contacto 968544020.

A área de isolamento do Monte Alto, para onde deverá ser encaminhado algum hóspede com sintomas de doença, será o anexo. Este deverá estar limpo, ser diariamente arejado e assegurar que se tiver de ser utilizado que estejam disponíveis:

a)    Lixo com saco de plástico que possa ser atado e ao qual será dado destino para entidade que processe resíduos de risco               biológico

b)    Água e alguns alimentos não perecíveis

c)    Cadeira e mesa

d)    Casa de banho com toalhetes

e)    Solução antissépticas de base alcoólica

f)     Assegurar que o hóspede tem meio que lhe permita contactar com o hotel sem ter de sair do espaço de isolamento

Devem ainda assegurar que o SNS foi avisado (SNS 808242424) e que o hóspede com sintomas não sai do local nem que ninguém entra no mesmo local até ordens do SNS.

Aguardar a chegada de pessoa credenciada pelo SNS.

Após o hóspede ter sido evacuado, todo o local terá de ser limpo, lavado e desinfectado com produto viricida e todo o lixo fechado, identificado como de risco biológico e encaminhado para local credenciado para o efeito.

 

UTILIZAÇÃO E LIMPEZA DAS BICICLETAS

No armazém onde estão as bicicletas só entram colaboradores. Os hóspedes solicitam aos colaboradores a bicicleta e estes colocam-na no exterior.

As bicicletas devem ser desinfectadas após cada utilização.

 

ATENÇÃO

Todas estas medidas serão ineficazes sem a colaboração de todos. O bom senso e o civismo serão importantíssimos para protecção da saúde de cada um de nós e de todos os que connosco estarão a “coabitar” no Monte Alto.